terça-feira, 22 de maio de 2018

DHIOGO JOSÉ CAETANO ENTREVISTA LUCIAH LOPEZ



Dhiogo José Caetano
dhiogocaetano@hotmail.com

Opinando e Transformando
Luciah Lopez é a 17ª entrevistada na série sobre cultura
Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado

Pelo Brasil  –  25/07/2016 20:14

“A cultura é reformatória e pode sim libertar, desde que se tenha o cuidado com os excessos”

> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"

A 17ª convidada na série de entrevistas “Opinando e Transformando” é Luciah Lopez. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura. Confira:

> Nome: Luciah Lopez
> Reside: Campina Grande do Sul (Paraná) 

> Breve currículo: Acadêmica de letras, Prêmio Cataratas de Poesia, participa do Recanto das Letras e outros sites de poesia, amante das artes em geral. 

> Em sua opinião, o que é cultura?

É a mola mestra de uma sociedade que tem como objetivo o aprimoramento dos indivíduos qualificando-os de acordo com suas escolhas e aptidões pessoais. A cultura é instrumento transformador desde o surgimento do homem, isto é claramente constatado nas pinturas rupestres e em outras manifestações da arte primitiva. A cultura sempre foi o “norte” em todas as civilizações e permanece assim.

> Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sim. A partir do momento que eu me inseri neste ambiente poético, digamos assim, passei atuar como um difusor cultural. Ao participar a minha arte em sites específicos para poesias é estabelecido o contato com o leitor que absorve as informações ali contidas e pode, perfeitamente, utilizar como elemento reflexivo - não digo, mudando seus conceitos, mas aprimorando-os.

> Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Estamos no Brasil e tudo que acontece “lá fora” reflete imediatamente na cultura brasileira que absorve e transforma a informação de acordo com o que tem ao alcance das mãos. Vejo com certo temor a perda das nossas raízes culturais em função desta invasão de informações “americanizadas”.

_______________________________________________________
"Acredito que se tenha que inventariar os nossos elementos de raiz folclóricos para resguardá-los, até mesmo para que as futuras gerações não se percam no meio desta avalanche transformadora".

_______________________________________________________
> A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

A cultura é reformatória e pode sim libertar, desde que se tenha o cuidado com os excessos. A pressa com que se celebra a melhoria de uma sociedade pode também levá-la à falência.

> Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Somos um país jovem, e temos potencial expressivo, no entanto, o descuido com a educação é gritante. Existe falta de educadores capacitados nas regiões afastadas dos grandes polos culturais. A despeito de salários adequados, os profissionais qualificados buscam as metrópoles desprezando outras áreas e levando milhares de jovens ao analfabetismo funcional.

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

Abraçamos o mundo através deste espaço digital. A familiarização com a era digital é impressionante, a rapidez com é incorporada no contexto cultural brasileiro nos coloca praticamente no primeiro mundo! (risos)

> Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Que continuem fazendo sua arte, seja ela qual for e sempre buscando conhecimento para torná-la cada vez melhor porque todo aquele que nasce com um dom qualquer, seja para a poesia, música, pintura e outros segmentos da arte não pode e nem deve guardar para si o seu trabalho, mas somar outros fazedores de arte para que possamos cada vez mais fortes abraçar o mundo com nosso trabalho, como nossa emoção.


http://www.olhovivoca.com.br/pelo-brasil/5008/luciah-lopez-e-a-17-entrevistada-na-serie-sobre-cultura/


Nenhum comentário:

Postar um comentário